domingo, 3 de maio de 2009

A escrita Kawaii


A escrita "anormal dos adolescentes" é uma forma de escrita kawaii, muito popular entre os adolescentes japoneses. Yamane Kazuma criou este termo durante seu estudo sobre a escrita entre 1984 e 1986.
De acordo com Sharon Kinsella, uma pesquisadora da universidade de Cambridge, a obsessão pelo "bonitinho" (kawaii) começou no Japão em meados dos anos 1970 quando esta mania lotou as cartas, querendo criar uma escrita quase-infantil e começou a se espalhar no meio dos adolescentes japoneses - esta tipografia também foi
chamada de "Escrita do gatinho" ou "escrita torta de criança" - até o ponto em que, no meio dos anos 1980, 55 % das garotas de doze a dezoito anos a usavam. Anteriormente, a escrita japonesa era vertical, caracterizava-se por linhas em que a espessura variava ao longo do comprimento (geralmente, uma extremidade fina, uma extremidade grossa). O novo estilo era escrito lateralmente, preferencialmente com lapiseira para produzir linhas finas e regulares. Esta escrita usava caracteres extremamente estilizados, redondos, com caracteres latinos, katakanas e desenhos pequenos como estrelas ou faces (emotions, por exemplo) inseridos aleatoriamente no texto. Os textos eram difíceis de ler mas os caracteres, facilmente reconhecíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

(。◕‿‿◕。)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...